A+ R A-

A aposta nos melhores do Mundo na Copa

 

Por Luiza Barbosa

     Na primeira rodada da Copa, os amantes de futebol ficaram esperando uma atuação brilhante dos jogadores que são considerados os melhores do Mundo. A melhor atuação foi de nada mais, nada menos, que Cristiano Ronaldo, que em um jogão de bola garantiu o empate da seleção Portuguesa diante da temida Espanha, por 3 x 3. O craque português é o primeiro jogador da história a marcar em oito grandes torneios: Copa do Mundo, Campeonatos Europeus e Copa América.

     No sabádo (16/06), o time Argentino enfretou a seleção da Islândia e garantiu o empate de 1 x 1. O gol argentino saiu dos pés de Aguero e o da Islândia marcado por Alfreo Finnbogason. A atuação do craque Argentino, Lionel Messi, não foi uma das melhores. Com o penalti perdido, Messi fui muito criticado no final da partida, por ter entrado com responsabilidade maior em um jogo de estréia. Esse empate da Argentina gerou mais discursão sobre Messi ter perdido a bola de ouro para Cristiano Ronaldo, nesse primeiro jogo os fãs do portugues foi a loucura, fazendo as famosas comparações entre um e outro.

     E no dia 17, aa nossa querida seleção Brasileira, o menino Neymar também não fez uma estréia que esperavamos. Com marcação serrada, o jogador brasileiro sofreu 10 faltas. O time Brasileiro saiu com o empate de 1 x 1 em cima da seleção Suíça. Phellipe Coutinho fez uma obra de arte, após troca de passes com Marcelo e Neymar. O gol de empate suiço foi questiano, o time Brasileiro alega que Miranda recebeu a falta pelas costas, mas o árbitro não pediu o video do lance e assim, os dois times seguraram o empate até o fim da partida.

     O artilheiro português saiu na frente nesse primeiro jogo, fazendo a euforia da torcida portuguesa e dos admiradores de seu futebol. Será que Messi e Neymar irão dá essa arrancada e supreender o português nos próximos jogos nesta disputa pelo título? É o que veremos nas próximas partidas. Ainda tem muito jogo pela frente, meus amigos. Torcendo por um bom futebol dos craques, e sabemos que podemos ser supreendidos por esses três icones do futebol Mundial, jogadores acima da média.

BRA X SUI Copa 2018 ESPORTESNET Getty Images 17 junho 001

 

Nó Tático na Copa - 17 de junho

 

 

 

1 Vitoria COS X SER Copa 2018 17 junho ESPORTESNET Getty Images 001

 

     Abrindo os trabalhos do Grupo E a escola Sérvia e a sensação da última Copa do Mundo, aqui no Brasil, mas dentro de campo, a sensação estava apagada, com pouca criatividade no meio de campo e uma defesa lenta. A Sérvia com sua tradicional escola herdada da antiga Iugoslávia mostrava disciplina tática e qualidade nos passes, o que a fazia chegar com constância no campo de ataque.

 

1 Vitoria ALE X MEX Copa 2018 17 junho ESPORTESNET Getty Images001

 

     Os atuais campeões do mundo caíram diante do México na estreia da Copa do Mundo. Os mexicanos fizeram 1 a 0, gol de Hirving Lozano, no primeiro tempo e se defenderam com eficiência durante o restante do jogo. Com 22 anos, Lozano é o jogador mais novo da seleção mexicana.

     A Alemanha passou a maior parte do jogo no campo do adversário, mas teve poucas chances reais de gol. Com a vitória, o México lidera o Grupo F com 3 pontos. A Alemanha é a lanterna, com uma derrota e nenhum ponto ganho. O Grupo F cruzará com o Grupo E, o grupo do Brasil, nas oitavas de final.

 

1 EMpate BRA X SUI Copa 2018 17 junho ESPORTESNET Getty Images001

 

    Enfim o Brasil...a seleção pentacampeã do mundo estreou contra uma Suiça diferente de outros tempos:  mais organizada, ofensiva, trabalhando a boa na linha de frente, já o Brasil:  desorganizado, errando muitos passes e pouca movimentação da linha ofensiva. Neymar apanhou muito e jogou pouco, Marcelo deveu uma atuação a altura do maior lateral do mundo na atualidade. Colocar a arbitragem como vilão é no mínimo querer encontrar o boi de piranha para a fraca estreia de nossa seleção.

     O destaque positivo foi o golaço de Philippe Coutinho no primeiro tempo. O meio-campo foi eleito o melhor jogador da partida pela Fifa. Ao Brasil precisa melhorar a aproximação de seus lateriais e o trabalho de meio de campo com Neymar, Coutinho e Paulinho deve ser mais rápido, com uma transisão que não permita que o adversário marque com tanta facilidde como vimos na estreia. Gabriel Jesus joga muito, mas na marcação suíça ficou escondido e acuado.

     O Brasil buscará a recuperação contra a Costa Rica, na próxima sexta-feira (22), às 9h.

 

No Tatico Fernando Alves Firmino ESPORTESNET 2015

 

E a Copa já emociona

 

     O futebol é mágico, sua magia extrapola os parâmetros que nos são estabelecidos. E quando chegamos a uma Copa do Mundo estes níveis ficam mais extraordinários ainda.

     No primeiro dia a Rússia surpreendeu até mesmo jogando contra um adversário que é super regular, sempre perde, como a Arábia Saudita, os donos da casa mostraram um futebol diferente do que vinha apresentando e o resultado foi um 5 a 0 inédito em jogos de abertura de copas. 

     Chegamos ao segundo dia...e que dia...começou com um Egito e Uruguai para fechar a primeira rodada do Grupo A com Cavani e Suares levando a Celeste e Salah infelizmente no banco...o faraó ainda sente a lesão e ao final deu Uruguai com gol de Gimenez. No segundo jogo do dia, começou o Grupo B e começou com um show de horror...sabe quando você quer ir ao cinema e pega uma fila enorme e fica sofrendo, pois tem a expectativa de um grande filme? Isto foi Marrocos e Irã, um jogo muito ruim que foi decidido aos 49' do 2ºT com um gol contra do marrroquino Bouhaddouz e dando a vitória ao Irã.

     Mas ai você andou e sofreu naquela fila gigante e finalmente chegou a hora de assistir o filme que você aguardou...no caso: Portugal e Espanha.

     Em uma partida de alto nível técnico e seis gols, Portugal e Espanha empataram por 3 a 3. Apesar de ter conquistado apenas um ponto, Portugal não deixou a Espanha liderar o grupo B e as duas seleções seguem favoritas para avançar para as oitavas-de-final. 

     O camisa 7 português, Cristiano Ronaldo, foi o nome do jogo. Converteu o pênalti sofrido por ele, marcou com a bola rolando e, no final, garantiu o empate de Portugal com uma cobrança de falta perfeita. CR7 é daqueles jogadores que é um privilégio poder dizer que o viu atuar...chutou somente quatro bolas ao gol e fez três gols. 

     A Espanha foi melhor durante quase toda a partida, uma seleção que todos temiam que ficasse abalada pela demissão de Lopetegui, o que não ocorreu, sob o comando do ídolo Fernando Hierro, a equipe teve 67% de posse de bola e as melhores chances de gol. Mas não é à toa que Cristiano Ronaldo carrega a fama e o posto de melhor jogador do mundo. No final, comemorou o empate como se fosse uma vitória. Se valeu apena aguadar? Claro...que jogo, digno de uma Copa do Mundo...que venham mais...

 

ESP  X POR Futebol Copa do Mundo Grupo B 1 001

 

     ESP  X POR Futebol Copa do Mundo Grupo B 1 006

Nó tático na Copa - dia 16 de junho

 

 

     Vamos fazer aquela análise RDO (Rápida, direta e obejtiva) dos jogos da Copa sempre aqui na Coluna Nó Tático.

     Resultado FRA X AUS Copa 2018 Radio ESPORTESNET Getty Images FIFA 16 junho 2018 001

 

    E a França, uma das favoritas ao título pela grande imprensa decepcionou apesar da vitória, um time com muita lentidão na saída, meio campo perdido. Com a ajuda valorosa do VAR(Assistente de vídeo) lances foram favoráveis a seleção francesa que buscou de forma desorganizada ao ataque.

     O time treinado por Didier Deschamps foi muito mal. E colocou sobre o treinador a pressão que ele próprio criou com suas escolhas. Os dois piores jogadores da partida foram apostas do técnico: Tolisso e Dembélé, com Matuidi e Giroud, antigos titulares, relegados ao banco.

     O trio de ataque formado por Mbappé, Griezmann e Dembélé se movimentou muito, mas sem sentido algum em busca do gol.

     O fato é de que Didier apostou e se deu mal, conseguiu os três pontos o que alivia sua conta, mas o time precisa se encontrar e logo ou o favoritismo vai se esvair de forma rápida.

 

ARG X ISL 2 Copa 2018 Radio ESPORTESNET Getty Images FIFA 16 junho 2018001

 

     E nossos hermanos entraram em campo com um peso gigantesco: desde 1993 sem conquistar um título internacional e a cobrança recaindo toda sobre Messi. Mas ai vai um detalhe...esta apesar de ser a atual vice-campeã do mundo é a pior geração do futebol argentino. Claro, mencionar isto para a geração PlayStation é uma ofença maior que chutar a santa, mas o fato é que sim, esta geração é horrível, muito fraca comparada as grandes equipes da história do glorioso futebol argentino...o porto seguro dos argentinos é Messi, ele é daqueles jogadores que é um privilégio poder assistir seu futebol.

     Mas em sua estreia encararam os vikings islandeses, e que jogo eles fizeram, literalmente o jogo da vida. Uma entrega incrível, jogando por uma bola, taticamente bem aplicados, tirando os espaços argentinos. A torcida argentina fez sua parte...invadiu a Rússia, mas sua energia não foi suficiente para fazer o time ir a frente, faltou qualidade no meio e no ataque, muito lento e Messi nãoe estava em um grande dia, tanto que perdeu um penal, consagrando o goleiro islandês. É inegável que a seleção argentina tem um problema de que Messi joga sozinho, não tem companheiros a sua altura, isto faz com que ele em certos momentos desapareça. Do lado da Islândia, méritos para seu treinador que sou armar uma boa marcação com destaque para a flutuação da defesa, que sabia cair exatamente no local da jogada tirando as diagonais para passe e os espaços do adversário.

 

PER X DIN Vitoria Resultado Copa 2018 Radio ESPORTESNET Getty Images FIFA 16 junho 2018001

 

    Chegamos ao jogo do Peru, em que veriamos Paolo Guerrero, que após uma guerra nos tribunais, conseguiu estar na Copa. Do outro lado, a Dinamarca, que nem de longe lembra a Dinamáquina da dédaca de 80. Mas um jogador faz os saudosistas olharem com carinho para a seleção nórdica: Schmeichel, filho do grande goleiro da seleção, Peter Schmeichel.

     Dentro de campo a Dinamarca mostrou um pouco de organização, o Peru era mais rápido e ofensivo, mas errava muito no ataque, até que foi marcado um penal para a seleção Sul-Americana, Cueva foi para a bola e...perdeu...

     A Dinamarca se animou, começou a atacar um pouco mais e encontrou o gol da vitória. Duas seleções que não tem chances de avançar, ao menos pelo futebol apresentado.

 

CRO X NIG resultado Copa 2018 Radio ESPORTESNET Getty Images FIFA 16 junho 2018001

 

 

     A Croácia mostrou ser uma das mais fortes de seu grupo. Com um futebol mais organizado frente os animados, porém fracos jogadores nigerianos, o time europeu não encontrou dificuldades  para superar o adversário, com mobimentação forte no meio de campo e boa exploração das alas do campo. Ao time da Nigéria foi uma decepção, um grupo jovem e muito desorganizado, ainda imaturo, pela campanha nas eliminatórias esperava-se mais, vamos ver se foi o choque da estreia na Copa do Mundo.

 

No Tatico Fernando Alves Firmino ESPORTESNET 2015

As vésperas da Copa, Lopetegui é demitido da seleção espanhola

 

     Ele foi anunciado como novo treinador do Real Madrid no dia 12 de junho e no dia 13 já esta fora da Copa do Mundo. Lopetegui não é mais o treinador da Espanha, isso as vesperas da estreia da Fúria no torneio, dia 15 frente a Portugal.

     "Nos vimos obrigados a prescindir do técnico nacional. Nós lhe desejamos a maior das sortes. O que consiga a seleção terá a ver com o trabalho que ele desenvolveu", disse Luis Rubiales, presidente da RFEF.

     "A RFEF, a seleção, é dos espanhóis, e essa é uma decisão difícil de tomar. A negociação aconteceu sem a RFEF saber. Fomos comunicados da decisão apenas cinco minutos antes de uma nota oficial (do Real Madrid)", explicou.

     A revelação de que o ex-goleiro seria o substituto de Zinedine Zidane no comando do clube merengue caiu como uma bomba na Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

     Presidente da entidade, Luis Rubiales não compareceu ao Congresso da Fifa, que acontece nesta quarta, para se dirigir diretamente a Krasnodar, onde a Espanha está concentrada.

     Segundo o diário Marca, os jogadores - especialmente os capitães - exigiram a permanência de Lopetegui como técnico após a ótima campanha invicta nas eliminatórias europeias e também em recentes amistosos preparatórios ao Mundial na Rússia.

     Nem assim o presidente demoveu da ideia. "Não me sinto traído", garantiu o dirigente. "Estou convencido de que Julen teria outra sorte se as coisas tivessem acontecido de outra maneira".

     "Peço a todos os espanhóis que apóiem a equipe", disse Rubiales. "Todos estamos afetados. Tem que pensar no melhor para a entidade, para a RFEF e a seleção. A partir desta tarde, estaremos todos juntos para remar à frente".

 

julen-lopetegui-spain-italy-wc-qualifiers fx1g17qej0qa1vju4bop7kfl5

 

Fonte: ESPN