A+ R A-

FIFA e Conmebol e suas jogadas políticas

 

 

     A FIFA reconheceu em seu congresso realizado na India que todos os clubes que conquistaram a Copa Intercontinental são campeões mundiais. Mas me estranha que as pessoas só dão valor ao selo da FIFA e esquecem o valor da história. O que muda com o reconhecimento ou não da FIFA? Não muda nada, a grandeza dos clubes e de suas conquistas não muda em nada, pois a história foi escrita. E qual moralidade a FIFA teria para dizer, como o fazia antes, que estes não são campeões do mundo? Quem é a FIFA, entidade corrupta e afundada em escândalos se autoproclamar maior do que a história, do que os fatos?

    A magnitude que os títulos de um Peñarol, Flamengo, Santos, Grêmio, São Paulo, Olímpia, Boca Juniors, River Plate não podem ser medidos por um selinho ou faz e sim pela grandiosidade de sua história, de sua saga. Assim volta-se ao mesmo patamar daqueles que não estudam que renegam que o Bahia é o primeiro campeão nacional, desdenhando, pois não tem o "selo" da CBF. Vale lembrar que a própria Conmebol é negligente ao não reconhecer o Vasco como primeiro campeão Sul-Americano em 1948, jogando sua história no lixo.

    O reconhecimento da FIFA reforça a possibilidade de que o duelo entre o campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões volte a acontecer. O Mundial de Clubes organizado pela entidade em 2000 pela primeira vez e depois continuamente desde 2005 passaria a ser disputado de quatro em quatro anos, no mesmo intervalo da Copa das Confederações, que seria extinta - essa mudança deve ser somente a partir de 2021, mostrando mais uma vez sua incapacidade administrativa.

      O valor histórico é construído por seu povo, por suas conquistas e pelas mudanças que este povo promove. Estes gigantes do futebol mundial são maiores do que a FIFA, suas conquistas são mais importantes que uma jogada publicitária para eleger dirigentes e para maquiar uma "Nova Conmebol". Estamos falando de clubes de uma grandeza extraordinária, de craques, vitórias, derrotas, histórias únicas e imortais. De nada vale selo "A" ou "B" se não aprendemos a estudar, valorizar a história. O presente é feito do aprendizado com a história para que possamos garantir um futuro.

      O ESPORTESNET sempre primou por valorizar a história e os fatos acima de tudo e por isso mesmo sempre reconheceu todas as conqusitas destes gigantes e não as conquistas que só são outorgadas pela senhora FIFA. Confira em nosso quadro os campeões mundiais interclubes

       Para quem estuda futebol, não se apega a histórias de redes sociais, nada mudou, o valor das conquistas continua igual, por isso sempre vamos dizer parabéns a todos os clubes do mundo por suas conquistas.

 

copa-intercontinental-info-campeones

 Arte da Conmebol para "festejar" sua "conquista" junto a FIFA